16 outubro 2012

Arte Contemporânea ::: Bel Borba


Alberto José Costa Borba, mais conhecido como Bel Borba, é um artista nascido em Salvador, Bahia, Brasil. Nascido em 1957, entrou em 76 para a Escola de Belas Artes da UFBA onde iniciou sua carreira com a aerografia. Aos 55 anos de idade produz como nunca e finalmente começa a encontrar no mundo o reconhecimento que sempre mereceu. Desde que me entendo por gente via suas obras espalhadas pela cidade onde nasci e algumas coisas me marcaram como marcam qualquer criança em seu universo infantil. Dragões, formigas gigantes, serpentes de metal, sapos, tudo isso existia e habitavam os muros, postes, morros e encostas graças a ele.

A vida me deu o prazer de conhecer Bel e de encontrá-lo diversas vezes. Bater um papo com ele sempre é algo frenético, porque Bel fala como produz e, muitas vezes, é difícil acompanhar a sua rapidez em formar frases e concluir raciocínios. Se alguém o interrompe, o que frequentemente acontece já que se trata de uma figura carismática e todos fazem questão de cumprimentá-lo, ele consegue voltar como num passe de mágica ao exato ponto da conversa onde você ou ele parou. Bel Borba está em Nova York para divulgar seu documentário "Bel Borba Aqui" - um filme de Burt Sun e Andre Constantini. Mas, como já se era de se esperar, não conseguiu ficar parado e começou a produzir arte pela cidade.

Abaixo, um pouco do seu trabalho mais recente, uma intervenção realizada na Times Square onde ele utilizou cerca de 100 "water barriers", uma espécie de contenção para prevenir alagamentos e marcar desvios de rodovias, para construir enormes esculturas. O que causa espanto não é só a criatividade, beleza e porte das peças, mas também o fato de Bel não possuir nenhuma espécie de patrocinador para essa mostra. Tudo que está ali, entregue pelo artista, foi conquistado com muita conversa e trabalho duro.




























(+) Mais:

Site: http://belborbaaqui.wordpress.com/